sábado, 1 de março de 2014

30 ANOS DE HISTÓRIA



     Foi em clima de carnaval que a Escola de Educação Básica Professor José Perucchi, de Cocal do Sul, festejou os seus 30 anos de história. Nesta sexta-feira, 28/02, alunos e autoridades cantaram os parabéns para a Instituição localizada no bairro Vila Nova. O nome da escola presta homenagem ao ex-funcionário público José Perucchi, escolhido como patrono da instituição, o primeiro professor de língua italiana do município. 
     Segundo a Diretora, Alcimere R. Vicente Mello esse é um momento de alegria que a comunidade escolar quer dividir com todos os alunos e professores. “Os estudantes que hoje completam a escola representam todos aqueles que por aqui passaram. Essa é uma instituição unida e que atua sempre pensando no
bem para a comunidade”, ressalta. 
     A escola começou apenas com duas salas de aula e atendia alunos de 1ª a 4ª série. Hoje, ela conta com 135 alunos que compõem duas turmas de creche em período integral, duas de Educação Infantil e cinco do Ensino Fundamental. Ela ainda possui 25 profissionais, ampla instalação, quadra de esporte e forte atuação da APP. 
    Comemoram também com a escola as três professoras, Rita Consoni, Tânia Regina Galli e Marlene Cancelier Nunes, que atuam na instituição desde a sua abertura. O avô de Tânia é o patrono da escola. “Eu me sinto muito orgulhosa em poder dedicar uma vida inteira a uma mesma escola e comunidade. Muitos alunos passaram por nós e hoje temos ainda a oportunidade de lecionar para os filhos dos primeiros estudantes desta escola. Nossa instituição está de parabéns, pois a comunidade escolar é excelente”, ressalta. Já para Rita é gratificante fazer parte desta família. “Avançamos muito nos últimos 30 anos e estamos construindo cada vez mais uma educação de qualidade para nossas crianças”, destaca. 
      Participaram também do ato comemorativo a Vice-Prefeita, Cirlene Gonçalves Scarpato, a Secretária de Educação, Raquel Romagna Quarezemin e vereadores.

A Escola
A Escola José Perucchi foi construída por meio de uma mobilização da comunidade, em 1983, que estava inconformada com o número de mortes ocorridas na SC – 446. Um ano depois, a instituição se tornou realidade. Na época, Cocal pertencia a Urussanga. A obra foi inaugurada durante a administração de Addo Cassetari e Valdemar Bettiol. 

Colaboração: Maria Luiza Da Rolt / Assessoria de Imprensa PMCS